Freguesia de Três Povos 2014 - Todos os direitos reservados

O património histórico dos Três Povos, entre a arquitectura civil e religiosa é rico e variado. A Igreja seiscentista de Salgueiro (reconstruída em 1721 e, depois novamente em 1903) é um belo exemplar de arquitectura erudita, assim como a sua congénere de Escarigo, com o seu singular campanário. Na Capela das Quintãs ressai o nicho da frontaria, com a bela imagem de granito da Senhora do Rosário. Da monumentalidade civil merecem destaque duas casas solarengas oitocentistas: a do Salgueiro e a das Quintãs.

 

 

Capela das Quintãs

A capela das Quintãs invocada a Nossa Senhora do Rosário é de vetusta feição arquitectónica.

 

Casa Museu Nuno Miguel Henriques (Pátio das ideias)

 

“A Casa Museu Nuno Miguel Henriques tem em exposição permanente objectos tradicionais da região da Serra da Estrela, associados a uma decoração peculiar, cuja originalidade é ser composta por antigos cenários de espectáculos de Teatro (…)”.

 

Igreja Matriz do Salgueiro

 

No património edificado local temos a Igreja Matriz de fábrica provavelmente seiscentista, embora esteja inscrito num janelo da sacristia a data de 1721, mas alvo de um restauro de 1903. 

 

Igreja do Escarigo

 

Solar do Conde | Quintãs

 

No domínio da arquitectura residencial temos:

O Solar das Quintãs, ou Solar do Conde, situa-se nas Quintãs, localidade pertencente à Freguesia de Três Povos, é uma construção datada do século dezoito, apesar de possuir características arquitectónicas do século anterior.

Durante muito tempo foi uma casa de habitação de uma família abastada. Está inutilizado desde há alguns anos a esta parte. Foi doado ao povo do Salgueiro por Maria de La Salette Trigueiros Frazão.  

 

Solar D. Frazão | Salgueiro

 

O Solar de Dr. Albano Frazão está localizado no Salgueiro, junto ao coreto e à Igreja Matriz. Este solar possui uma escada de acesso à porta principal a qual é encimada por um brasão. Contígua à habitação foi eriguida uma capela.