Freguesia de Três Povos 2014 - Todos os direitos reservados

 

História do Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos

Nos finais da década de 60, um grupo de rapazes, jogava futebol sem equipamento adequado nos campos lavrados, num terreno emprestado na zona dos lagoeiros- próximo da Quinta Branca. Estavam assim dados os primeiros passos para a criação do denominado Três Povos Futebol Clube.

Inicialmente faziam apenas jogos amigáveis contra equipas de aldeias vizinhas. Anos depois os irmãos Proença iniciam as obras do novo campo de futebol, no local onde hoje se encontra. As primeiras balizas do novo campo foram construídas com pinhos, o jogo de inauguração foi contra ao Souto da Casa e perdemos pelo resultado de 2 -8.

A partir daí começamos a jogar contra outras equipas, tais como Valverde, Caria, Aldeia de Joanes, etc. Adquirimos os primeiros equipamentos e dão início à construção dos balneários através do “peditório do tijolo”, onde cada pessoa contribuía com um número de tijolos que podia pagar, sendo a mão- de- obra a cargo dos jogadores e amigos.

Continuámos a fazer alguns jogos pela região e vamos ao Souto da Casa, onde vencemos por 12 – 0, vingando assim a derrota imposta no jogo de inauguração do campo de futebol.

Passámos a ter o apoio da Casa do Povo, que nos financia através da aquisição de equipamentos. È nesta altura que o clube da bola se passa a chamar Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos, até aos dias de hoje.

Entrámos no torneio das aldeias, de onde saímos vencedores e dêmos inicio a uma série de trinta e dois jogos sem derrotas!

 Anos depois inscrevemo-nos no campeonato do INATEL onde chegámos a ser campeões! Posteriormente efectuámos a inscrição no campeonato distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco, onde completámos várias épocas com resultados gloriosos. Depois, participámos no campeonato distrital de juniores da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Contámos com inúmeras participações em torneios da região nas modalidades de futebol de 11, futsal, atletismo e voleibol de praia, onde conquistámos vários troféus, elevando assim o nome do Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos dando a conhecer uma região, que não se encontrava inscrita no mapa, mas que “toda a gente” sabe onde fica – Os “nossos” Três Povos.

  

 

Campo de Futebol dos Três Povos

6230 – 618 Salgueiro